terça-feira, 4 de outubro de 2011

Texto Instrucional / Injuntivo - Sugestões de Atividades

Você já deve ter dado instruções a alguém e, portanto, feito uso de um gênero textual muito veiculado socialmente. Trata-se do texto instrucional, presente nas bulas dos remédios, nas receitas de comida, nas instruções de jogos, nas instruções de como usar aparelhos eletroeletrônicos, de como utilizar novos programas de computador, etc.
O texto instrucional tem uma estrutura bem simples, o que permite a uma pessoa leiga no assunto em questão aprender a manusear ou a fazer uma coisa a partir de sua leitura. Essa é a intenção: ensinar aqueles que não sabem jogar um jogo, a jogar; ensinar aqueles que não sabem preparar um prato diferente, a preparar; ensinar as pessoas que tomam remédios, a tomá-los adequadamente.
Em alguns casos, os textos instrucionais servem para orientar pessoas em situações de emergência. Em situações como essas, é recomendável que a pessoa tenha acesso a instruções para resolver determinados problemas de forma bastante objetiva e clara. Daí a importância da estrutura dos textos instrucionais, que até na maneira como estão diagramados podem contribuir para facilitar a tomada de decisões.
As instruções configuram-se , habitualmente, com verbos no modo imperativo (misture, adicione, sirva…) ou com verbos no infinitivo (misturar, preparar…) é o que podemos observar na receita abaixo:

Patê Rápido
Ingredientes
200 gramas de queijo branco light ou ricota
½ dente de alho passado pelo espremedor
1 colher de sopa de salsinha picada
½ xícara de creme de leite light sem soro
Sal a gosto
Modo de preparar
Com a ponta de um garfo, amasse o queijo branco. Adicione o creme de leite aos poucos e misture até obter uma consistência pastosa. Acrescente o alho, a salsinha e o sal. Misture tudo muito bem e sirva sobre torradas ou fatia de pão integral.

Exercícios:
1)     Elabore um texto dando instruções de como preparar uma receita saudável

2)     Complete as lacunas do texto abaixo de acordo com os verbos adequados
Bolo de beterraba e chocolate

Ingredientes:
02 beterrabas médias descascadas e picadas
01 xícara de chá de óleo de milho
04 gemas
04 claras batidas em ponto de neve
02 xícaras de chá de farinha de trigo
02 xícaras de chá de açúcar
01 xícara de chocolate em pó
01 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparar
………………..(bater)no liquidificador as gemas, a beterraba e o óleo. Num recipiente à parte, ………………(misturar) a farinha, o açúcar e o chocolate em pó. ………………(adicionar) a essa mistura os ingredientes batidos no liquidificador. ……………..(misturar) tudo muito bem e ……………………(acrescentar) as claras em neve. ……………….(mexer) delicadamente.(adicionar)……………….o fermento, mexa novamente e ……………..(levar)ao forno para assar em forma previamente untada e enfarinhada.

http://aleprindetoledo.wordpress.com/projetos/portugues/texto-instrucional/

1 comentário: