domingo, 16 de outubro de 2011

Texto informativo e literário ao mesmo tempo

Este texto é bem legal e mistura informações científicas com a literatura. Vale a pena ler.


Bate Coração

O coração é um músculo com várias cavidades, localizado no centro do tórax. Eu tinha acabado de chegar ao Colúmbia, danceteria de São Paulo, ali entre a Augusta e a Estados Unidos. A função do coração é bombear sangue para o corpo, suprindo as células com nutrientes e oxigênio. Logo que cheguei tomei uma cerveja. Me encostei no balcão e procurei por algum conhecido. Ninguém. Uma parede muscular chamada septo divide o coração em dois lados, o direito e o esquerdo. Válvulas dividem cada um desses lados em duas câmaras: átrio e ventrículo. Passei do primeiro ambiente do Columbia para o próximo. Cumprimentei algumas pessoas e resolvi dar uma espiada no terceiro e último ambiente: a pista de dança. Quando o músculo cardíaco se contrai, ele força a passagem de sangue dos átrios para os ventrículos – e destes para fora. Forcei os olhos para enxergar algo, mas a estroboscópica já estava a toda. Voltei quase surdo e um pouco cego para o segundo ambiente. O sangue oxigenado vindo dos pulmões, flui nas veias pulmonares para o átrio esquerdo, e através da aorta, para todas as partes do corpo. Estava sentado sozinho na mesinha do canto, tomando outra cerveja, quando, vindo lá da entrada, você passou pela porta. Cabelo curto, vestido vermelho, botas pretas. Sangue desoxigenado, retornando dos tecidos, flui da veia cava para o átrio direito, depois para o ventríloquo direito e, através da artéria pulmonar, para os pulmões – de forma a ser reoxigenado.  Você logo vai para a pista de dança, e através de várias pessoas (a casa lotou de uma hora para outra), segui seu vestido. De forma que vi perfeitamente quando começou a dançar sozinha, à direita da pista. O batimento cardíaco se dá através da seguinte sequência: diástole do átrio, sístole dos átrios e finalmente sístole dos ventrículos. A minha aproximação se deu através da seguinte sequência: firmeza do olhar, doçura nos olhos e finalmente passos desajeitados bem ao seu lado. O coração, em repouso, bate de sessenta a noventa vezes por minuto, mas a frequência cardíaca pode atingir mais de duzentos batimentos por minuto durante exercício físico. Dançamos, dançamos, dançamos. A alça do seu vestido caía toda hora. Você ajeitava a alça de vez em quando (menos do que deveria, mais do que eu gostaria), mas sua mão sempre voltava a ficar em volta do meu pescoço e, dessa maneira, continuávamos dançando, dançando, dançando. A frequência cardíaca também sobe em caso de excitação e situações de estresse. Eu não estava nem um pouco estressado. Nem você. Mas meu coração vibrava quase tanto quanto as caixas de som. Sentia a batida dos graves  bem aqui no meio do meu peito. Isso é grave, pensei. Atenção pericárdio fibroso, pericárdio seroso e cavidade pericárdica. Atenção frágeis paredes do meu coração. Preparem-se. Estamos saindo do Colúmbia. Estamos – a garota de vestido vermelho e eu – passeando de carro, ficando apaixonado em alta velocidade, por essas artérias e veias da cidade..

Marcelo Pires. Revista Caprico, n4. São Paulo, Abril, abril de 1994


Texto Expositivo

O texto expositivo apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição, a enumeração de suas características. Esse deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central do texto.

Um fato importante é a apresentação de bastante informação, caso se trate de algo novo esse se faz imprescindível.

Quando se trata de temas polêmicos a apresentação de argumentos se faz necessário para que o autor informe aos leitores sobre as possibilidades de análise do assunto.

O texto expositivo deve ser abrangente, deve permitir que seja compreendido por diferentes tipos de pessoas.

O texto expositivo pode apresentar recursos como a:

- instrução, quando apresenta instruções a serem seguidas;
- informação, quando apresenta informações sobre o que é apresentado e/ou discutido;
- descrição, quando apresenta informações sobre as características do que está sendo apresentado;
- definição, quando queremos deixar claro para o nosso leitor do que, exatamente, estamos falando;
- enumeração, quando envolve a identificação e apresentação seqüencial de informações referentes àquilo que estamos escrevendo;
- comparação, quando o autor quer garantir que seu leitor irá compreender bem o que ele quer dizer;
- o contraste, quando, ao analisar determinada questão, o autor do texto deseja mostrar que ela pode ser observada por mais de um ângulo, ou que há posições contrárias.


Veja um exemplo de texto expositivo:

O telefone celular

A história do celular é recente, mas remonta ao passado –– e às telas de cinema. A mãe do telefone
móvel é a austríaca Hedwig Kiesler (mais conhecida pelo nome artístico Hedy Lamaar), uma
atriz de Hollywood que estrelou o clássico Sansão e Dalila (1949).
Hedy tinha tudo para virar celebridade, mas pela inteligência. Ela foi casada com um austríaco nazista
fabricante de armas. O que sobrou de uma relação desgastante foi o interesse pela tecnologia.
Já nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, ela soube que alguns torpedos teleguiados
da Marinha haviam sido interceptados por inimigos. Ela ficou intrigada com isso, e teve a idéia:
um sistema no qual duas pessoas podiam se comunicar mudando o canal, para que a conversa
não fosse interrompida. Era a base dos celulares, patenteada em 1940.

Disponível em:
http://www.canalkids.com.br/tecnologia/invencoes/ curiosidades.htm

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Últimas Considerações

A pesquisa proposta neste blog mostrou-se muito ampla e por isso sua resposta ficou um tanto vaga.
Além da gramática, os gêneros textuais poderiam ser relacionados também com outros componentes curriculares. Por que não trabalhar a questão das regras (texto instrucional) com o professor de Educação Física?
Sim, podemos fazer tudo isso. Mas falta tempo para que realmente o planejamento seja interdisciplinar. Tempo para que as áreas se manifestem e percebam as relações entre as suas áreas de conhecimento.
Há viabilidade de incluir novas práticas pedagógicas na sala de aula, mas ainda os componentes curriculares estão muito isolados. O aluno aprende História do Brasil para entender sua realidade, mas o aluno não percebe que isso também é trabalhar a leitura e a escrita.

Neste blog tentamos trabalhar os conceitos de: texto, escrita, oralidade, gêneros textuais e gramática.

Concluindo...

A partir das nossas dúvidas e certezas, elaboramos um blog, apresentando formas de trabalhar a gramática a partir dos gêneros textuais.
Para isso, postamos vídeos, atividades e slides com indicações de livros, que podem servir de sugestões para os professores de Língua Portuguesa.

domingo, 9 de outubro de 2011

Atividades Complementares

No link abaixo, há diversas atividades, exemplos de textos e outros de tipologias e gêneros contemplados neste blog e outros que ainda não foram postados.
http://intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ou-Apostila_Portugues_Texto_Descritivo_3.pdf

Texto Argumentativo

No link abaixo, há uma apresentação de slides apresentado o texto argumentativo, relacionado-o com as conjunções. Há ainda bons exemplos de atividades e textos desta tipologia.

http://www.slideshare.net/efaesan/texto-argumentativo-1580989

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mapa Conceitual

Outro exemplo de atividade com texto instrucional

 

Atividade:
* Descrever o processo de construção do armário, conforme visto no vídeo.

Texto Instrucional / Injuntivo - Sugestões de Atividades

Você já deve ter dado instruções a alguém e, portanto, feito uso de um gênero textual muito veiculado socialmente. Trata-se do texto instrucional, presente nas bulas dos remédios, nas receitas de comida, nas instruções de jogos, nas instruções de como usar aparelhos eletroeletrônicos, de como utilizar novos programas de computador, etc.
O texto instrucional tem uma estrutura bem simples, o que permite a uma pessoa leiga no assunto em questão aprender a manusear ou a fazer uma coisa a partir de sua leitura. Essa é a intenção: ensinar aqueles que não sabem jogar um jogo, a jogar; ensinar aqueles que não sabem preparar um prato diferente, a preparar; ensinar as pessoas que tomam remédios, a tomá-los adequadamente.
Em alguns casos, os textos instrucionais servem para orientar pessoas em situações de emergência. Em situações como essas, é recomendável que a pessoa tenha acesso a instruções para resolver determinados problemas de forma bastante objetiva e clara. Daí a importância da estrutura dos textos instrucionais, que até na maneira como estão diagramados podem contribuir para facilitar a tomada de decisões.
As instruções configuram-se , habitualmente, com verbos no modo imperativo (misture, adicione, sirva…) ou com verbos no infinitivo (misturar, preparar…) é o que podemos observar na receita abaixo:

Patê Rápido
Ingredientes
200 gramas de queijo branco light ou ricota
½ dente de alho passado pelo espremedor
1 colher de sopa de salsinha picada
½ xícara de creme de leite light sem soro
Sal a gosto
Modo de preparar
Com a ponta de um garfo, amasse o queijo branco. Adicione o creme de leite aos poucos e misture até obter uma consistência pastosa. Acrescente o alho, a salsinha e o sal. Misture tudo muito bem e sirva sobre torradas ou fatia de pão integral.

Exercícios:
1)     Elabore um texto dando instruções de como preparar uma receita saudável

2)     Complete as lacunas do texto abaixo de acordo com os verbos adequados
Bolo de beterraba e chocolate

Ingredientes:
02 beterrabas médias descascadas e picadas
01 xícara de chá de óleo de milho
04 gemas
04 claras batidas em ponto de neve
02 xícaras de chá de farinha de trigo
02 xícaras de chá de açúcar
01 xícara de chocolate em pó
01 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparar
………………..(bater)no liquidificador as gemas, a beterraba e o óleo. Num recipiente à parte, ………………(misturar) a farinha, o açúcar e o chocolate em pó. ………………(adicionar) a essa mistura os ingredientes batidos no liquidificador. ……………..(misturar) tudo muito bem e ……………………(acrescentar) as claras em neve. ……………….(mexer) delicadamente.(adicionar)……………….o fermento, mexa novamente e ……………..(levar)ao forno para assar em forma previamente untada e enfarinhada.

http://aleprindetoledo.wordpress.com/projetos/portugues/texto-instrucional/

Trabalhando a gramática nos textos narrativos

* Escolha um texto e peça que os alunos selecionem os verbos. Depois, dividam estes verbos conforme as ações desenvolvidas pelos personagens (presente, passado ou futuro).

* Compare frases (relação de sentido)em que o mesmo verbo esteja sendo utilizado em um tempo diferente.

* Distribua cópias do poema abaixo:
Poema retirado de uma Notícia de Jornal
(Manuel Bandeira)

João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro
da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

- Passe o poema para o presente, depois para o futuro.

* Transformação de história em quadrinho em conto. (Há ótimos quadrinhos para esta atividade no site: www.monica.com.br


Gêneros digitais: email e blog

Na Interntet, o processo de ler e escrever deixou de ser linear. O internauta pode acessar vários links, simultaneamente ao processo de leitura de um texto, pode ouvir música, examinar planilhas e imagens, escrever emails e continuar lendo o texto incial.
Conforme vimos no curso de Tecnologias na Educação, essa possibilidade de acessar e produzir várias informações de forma não linear chamamos de hipertexto.
Entre os gêneros que são produzidos e circulam na rede estão o email e o blog.
O email é utilizado como uma ferramenta de comunicação e de forma comercial.
O blog surgiu como uma espécie de diário virtual e e com o tempo, passou a ser utilizado como uma ferrramenta de divulgãção de ideias, notícias, pesquisas, negócios, etc. 

domingo, 2 de outubro de 2011

Sugestão de livro

 Nesta apresentação, temos um pequeno resumo do livro: "Produção textual, análise de gêneros e compreensão", de Luis Antônio Marcuschi.

http://www.slideshare.net/luciane239/generos-textuais-marcuschi-presentation

sábado, 1 de outubro de 2011

Texto Narrativo

O Texto Narrativo é aquele que tem por objetivo contar um fato ou acontecimento que poderá já ter acontecido, estar acontecendo ou mesmo acontecer daqui há algum tempo. Também é necessário para a sua realização que tenha personagens, aconteça em um espaço (ou vários) e que tenha um narrador (seja ele participante da história ou mero reprodutor dos fatos).
 Aqui vai um exemplo desta tipologia, um vídeo da tradicional história da Galinha Ruiva pela ótica da Disney.


Aqui vai outro exemplo:

A Borboleta Orgulhosa

A borboletinha era uma beleza, mas achava-se uma beldade. Devia, pelo menos, ser tratada como a rainha das borboletas, para que se sentisse satisfeita. Quanta vaidade, meu Deus!
Não tinha amigos, pois qualquer mariposa que se aproximasse dela era alvo de risinhos e de desprezo.
- Que está fazendo em minha presença, criatura? Não vê que sou mais bela e elegante do que você? costuma ela dizer, fazendo-se de muito importante.
Nem os seus familiares escapavam. Mantinha à distância os seus próprios pais e irmãos, como se ela não houvesse nascido naturalmente, mas tivesse sido enviada diretamente do céu. Tratava-os com enorme frieza, como quem faz um favor, quando não há outro remédio.
- Sim, você é formosa, borboletinha, mas não sabe usar essa qualidade como deveria. Isso vai destruí-la! previniu-a solenemente um sábio do bosque.
A borboletinha não deu muita importância às palavras do sábio. Mas uma leve inquietação aninhou-se em seu coração. Respeitava aquele sábio e temia que ele tivesse razão. Mas logo esqueceu esses pensamentos e continuou sua atitude habitual.
Um dia, a profecia do sábio cumpriu-se. Um rapazinho esperto surpreendeu-a sozinha voando pelo bosque. Achou-a magnífica e com sua rede apoderou-se dela. Como é triste ver a borboletinha vaidosa atravessada por um alfinete, fazendo parte da coleção do rapaz!
Cada um tem aquilo que merece. Não adianta pôr a culpa de nossos erros nos outros, no destino, em Deus ou na má sorte. Cada um é responsável pelo seu próprio sucesso ou fracasso.